Monday, July 6, 2015

Que escola escolher?

Hey guys.

Uma outra pergunta que ouço com frequência é sobre a escolha de uma escola. Normalmente, as pessoas me perguntam qual é o melhor curso. Essa pergunta não tem uma resposta fácil. Se é que tem uma.

Cada escola tem seu próprio método de ensino e normalmente usa material de estudo próprio. Além disso, algumas dessas escolas trabalham com sistema de franquia e, por mais que haja padronização, há uma chance de cada franqueado colocar um pouco do seu jeitinho na sua unidade.

Pode parecer uma resposta preguiçosa mas, novamente, cada um tem que decidir por si só qual é o melhor curso. Maaaas isso não quer dizer que não eu não tenha uns truques pra compartilhar com vocês:

  • Visite escolas de diferentes redes ou mesmo várias unidades da mesma marca.
  • Converse com o pessoal da secretária, professores e coordenadores, se possível.
  • Peça pra ver o material. Que tipo de material a escola fornece? Livros? CDs com áudio das lições? Exercícios extras?
  • A escola tem laboratórios para os alunos praticarem em software de aprendizado ou ouvir as lições?
  • A escola tem um site com material para o aluno estudar e praticar em casa?
  • A escola fornece alguma atividade extra-curricular como passeios, festas ou visitas temáticas?
  • Peça para assistir uma aula-demonstração ou mesmo uma aula com uma turma regular.
  • Tente conversar com alunos da escola e procurar opiniões de ex-alunos na internet.
Um curso de idioma não é um investimento leve e você deve conhecer o máximo possível sobre a escola que te interessa antes de tomar uma decisão. Não se esqueça da parte financeira também. Peça pra ler o contrato e tenha certeza de que os valores e a forma de pagamento ficaram claros pra você.

Se você tiver alguma dica, compartilhe com a gente nos comentários!

Talk to you guys again soon!

Thursday, July 2, 2015

Como eu digo... do sorvete ao jornal

Hey!

Além de dicas de como aprender inglês, eu vou escrever sobre palavras, expressões e as vezes sobre aquelas estruturas chatinhas do idioma. Vou começar com uma palavra usada no sorvete e no... jornal!

Scoop

Scoop quer dizer, entre outras coisas, pá ou concha. Você usa scoop pra pegar seu sorvete no pote e você usa scoop pra dizer quantas bolas de sorvete quer na sua casquinha: two scoops of strawberry ice cream, please.

Mas scoop também tem outro significado: quer dizer furo jornalistico. Aquela notícia quente que a Lois Lane sempre queria achar pro Planeta Diário. That story was the scoop of the year!

Talk to you soon!

Escola, professor particular ou curso online?

What's up guys?

Quando as pessoas descobrem que sou professor de inglês, elas me fazem várias perguntas sobre o idioma e como aprendê-lo. Uma das perguntas que mais ouço é "escola, professor particular ou curso online?"

Eu tenho uma preferencia, claro, mas tento dar a resposta mais neutra possível porque eu acredito que cada pessoa vai reagir melhor a esse ou aquele método. Realmente, é uma escolha bem pessoal mas tem algumas formas de descobrir qual funciona melhor pra você.

Escolas e professores particulares tem a vantagem da proximidade. Você vai estar no mesmo ambiente com uma pessoa que vai te orientar e te ajudar. No caso de uma sala de aula ou mesmo de um professor particular que trabalhe com turmas, você vai ter contato com outras pessoas aprendendo o idioma e isso vai te dar a chance de interagir e praticar com mais pessoas além do professor.

Escolas provavelmente vão ter uma infraestrutura maior e mais recursos que um professor particular e sempre haverá um professor substituto caso o seu precise faltar. Já o professor particular pode ser mais flexível e te proporcionar uma experiência de aprendizado mais personalizada.

Cursos online usam o poder da internet pra te colocar em contato com pessoas do mundo todo. Seu professor pode estar num país diferente! Uma outra grande vantagem é que, dependendo do site, você pode estudar a hora que quiser.

Talvez por causa da minha experiência, eu prefiro estudar em escola. Eu gosto da presença do professor e do contato com outras pessoas também aprendendo mas a falta de tempo e o custo estão me fazendo considerar pelo menos tentar algum curso online quando eu finalmente começar a estudar francês. Sim, eu quero aprender francês!

Minha dica é que você pense no que funcionou melhor pra você com outras coisas que tentou aprender. Responder algumas perguntinhas deve ajudar:
  • Eu gosto de ter colegas ou prefiro estudar sozinho?
  • Tenho disciplina pra fazer exercícios e estudar sem um professor perto me cobrando?
  • Eu tenho problemas de horário?
  • Eu tenho escolas perto de casa ou fáceis de chegar?
  • Custo é um problema pra mim?
Dependendo das respostas, você vai ter uma ideia do que é melhor pra você! Além disso, pesquisas e conversas com alunos de diferentes cursos podem te ajudar a decidir.

Se você tiver alguma sugestão, deixe nos comentários!

Talk to you again soon!